quarta-feira, 29 de abril de 2009

Religião: Fé, Comércio ou Carência?

Deus criou o mundo em 6 dias depois descansou.
Houve o Big Bang e pela evolução nós existimos.
Deus fez o Big Bang? Deus não existe?
Desde os primórdios, ou melhor,desde onde há registro histórico do pensamento humano é do nosso conhecimento que todos os povos possuíam uma busca por algo maior em que acreditar. A fé estava presente nas diferentes nações e, o interessante, que mesmo não possuindo comunicação entre os povos todos possuíam uma religião ,e havia grande semelhança entre as mesmas.Mas de onde surgiu essa necessidade de acreditar em alguma coisa?
Os egípcios com seu politeísmo , com domínio total pelo representante Dele na Terra, os astecas com suas festas dedicadas ao sol, os judeus com o início do cristianismo, alterando a história para sempre, ainda havia quem acreditava nas forças da natureza, nos deuses espíritos, nos deuses de toda e qualquer espécie.
A fé sempre foi utilizada como delimitadora de regras, independentemente da religião sempre houveram princípios a seguir, aterrorizando os ''desvirtuados'' com promessas de um final horripilante. A fé matou milhões, nas cruzadas, na inquisição, na segunda guerras onde povos ,por sua ideologia religiosa, foram perseguidos e massacrados, isso muito perfunctoriamente, já que o numero de exemplos por si daria um livro e ,atualmente, a fé é utilizada para aumentar o saldo bancário de poucos que à detêm, se aproveitando da carência da humanidade.
É da natureza do ser humano se apegar a alguma coisa para continuar a viver, há uma grande carência que parece aumentar cada vez mais conforme o tempo vai passando, onde constantemente podemos observar uma nova igreja ou templo, com novos padres e/ou pastores, com novas velhas ideologias maquiadas para parecerem algo inovador. Quanto maior for a carência de uma pessoa, mais ela procura uma saída, possuindo uma variedade de caminhos a seguir como o alcoolismo, drogas,fé. Pois é fácil quando tudo da errado por a culpa em Deus, na hora do desespero pedir ajuda à ele, fazer promessas, por você,para se conseguir algo, ou até como muitos fazem, para outras pessoas cumprirem. Seria melhor assim voltar ao politeísmo, uma variedade maior de Deuses para auxiliar quem necessita no seu caso específico, dividamos a fé em departamentos, cada um no seu quadrado, cada problema com seu Deus específico.
Na contramão vem a melhora que a fé trás, ocupando as pessoas, as tirando da rua, realizando ''milagres'', dando um caminho em momentos difíceis.Não se pode deixar de lado que muitas entidades religiosas ajudam pessoas por todo o mundo, cumprindo o maior ensinamento de todos, amar ao próximo, o que é extremamente válido atualmente.
O que se tornou deprimente é o fato de muitas religiões utilizarem a crença da população para tirar dinheiro dos cidadãos, exigindo pagamento pela fé de cada um, exigindo ''doações'' de parcelas dos salários, como se Deus enviasse um boleto bancário cobrando seu lote no céu. A banalização da religião só aumenta, qualquer lugar vira templo, qualquer coisa é cultuada, qualquer um pode pregar.E como se não fosse o bastante ainda temos uma variedade de produtos religiosos, que vendem aos milhões todos os dias para as mesmas pessoas que tão buscando proteção.
Religião deveria ser o transmitir algo bom, deveria acrescentar algo nas vidas das pessoas, sem terrorismo, sem medo.
Religião deveria ensinar o produtivo, a evolução de cada um.
Religião é se preocupar com o próximo sem esperar algo em troca, é ter consciência tranquila, acreditar no que você quiser, sem cobranças. Dinheiro? sim é valido ajudar o lugar que você frequenta, entretanto sem valores estipulados, cada um doa o que julga necessário e justo.
Religião é poder falar com seu Deus independente de igreja ou templo, é ter deus em todos lugares, inclusive em você, afinal ele num é onipresente?
O dia em que houver a percepção que a religião não é dividida, que mesmo dentro de um segmento cada pessoa pode ter o seu, tendo sempre um respeito pelas demais ideologias e crenças teremos,na minha opnião, um mundo melhor.
Sem faltar o questionamento, que é o grande responsável pelas novas descobertas, gerando um entendimento cada vez maior de tudo.
Um dia deixaremos de seguir algo por conivência e sim por se ter uma ideologia parecida com a sua, sem diretrizes, sem medo.

Continua....


vinicius ag.

Um comentário:

  1. cada um no seu quadrado - melhor parte do texto. Eu gostei do texto, religiões não deveriam influenciar a maneira de cada um agir!

    ResponderExcluir