sábado, 19 de junho de 2010

Envelhecendo

Tá esse título dá a impressão que estou completando 57 anos e que estou no aguardo para a terceira idade. Mas não, sexta feira que vem estarei fazendo 24 anos. Porra 24 anos é muita coisa, são 8760 dias de vida. Oito mil setecentos e sessenta dias aqui na Terra. É apavorante sim, eu sei pensar que você já deveria estar se bancando sozinha,que na sua idade a sua mãe já era a sua mãe, e o pior de tudo, todos os planos que você traçou para a sua vida (aqueles planos de quando você tinha 15 anos) não deram certo. Desde aquele de estar com o cara lindo da escola (diga-se de passagem, hoje ele é feio e você nem percebia o quão burro era o ser), estar formado (naquelas de encher a boca pra falar), estar pensando em casamento, planejando ter bebês, afinal útero também envelhece, uma casa linda com um cachorro no fundo. Mas, sinto lhe informar a vida não é cor-de-rosa, tá mais pra furta-cor. Ah mas furta-cor é lindo. Conforme o ângulo pelo qual você olha a cor é diferente. A vida tem opções. E ainda bem que a vida não segue o rumo que tentamos imaginar pra ela. Eu sou mais feliz pela vida que tenho hoje do que pelo que eu queria há 9 anos atrás. Eu encontrei amigos onde nunca imaginei, paguei a língua muitas vezes, bebi, dancei, chorei , me apaixonei, desapaixonei, amei, deixei de amar, estudei, festei, descobri o verdadeiro significado de final de semestre. E não é que fui feliz nesses 8760 dias. Mas bom mesmo seria parar de contar, olhar pro espelho e não ver rugas, mas ver que logo eu vou ter que dar conta de mim. Logo não tem essa mais de liga pro pai. Tenso! A melhor parte de ser mais velha que a maioria das pessoas é poder dizer “No meu tempo”, ficar em casa de pijama sem ter a “obrigação” de sair, entender que você já não tem mais saco pra ficar em um local lotado de gente com musica alta mais de 2 horas, afinal você ta ficando velha e prefere ficar em casa com amigos ou um barzinho. Envelhecer tem seus charmes realmente. Eu passei a não deixar nada para amanha (exceto assuntos de estudos hahah) quando você é jovem acha que pode esperar tudo, esperar o cara, esperar um convite, esperar a semana acabar pra cortar o cabelo. Esperar, Esperar, Esperar. Passei a desconfiar que as coisas não sejam pra sempre, então quero ser feliz hoje mesmo, o melhor é apostar nas coisas que realmente importam e ir atrás do que eu realmente desejo.

C. Bueno

Um comentário:

  1. Dá pra dizer que é mais uma questão de mente. Eu mesmo sou ancião, já. Mas é bacana que o tempo passe e a gente entenda que ser, seja lá o que quisermos [ou parecermos querer] não é para os outros, e sim para aquela cara em processo de enrugar que vamos observando no espelho. Durante a adolescencia adoramos dizer que temos personalidade sem perceber que somos uma esponjinha, que absorve as vontades dos outros e repete padroes aqui, motivos acolá, jeitos de ser num canto, jeitos de sentir noutro... como espelhos cegos. Refletimos de tudo, menos a nós mesmos. Quando conseguimos nos enxergar, só fica o lamento.

    Ou a vontade [e um conjunto novo de ações] para ser feliz a cada dia, todo dia. Do nosso jeito.

    Bjo =)

    ResponderExcluir