sábado, 20 de junho de 2009

O Livro

Eles caminham rapidamente pelo shopping, pretendem ir a alguma loja ver roupas mas não resistem. Entram na livraria e ficam horas e horas por lá. Passam pela seçao de Literatura Brasileira, depois Literatura Internacional, Saúde, Psicologia, Lingüística, Filosofia finalmente aos de História e Sociologia. Ficam horas por la, não existe tempo para eles, só existe os três amigos e os livros.
Eles compartilham do mesmo prazer, comprar livros e degustá-los. Começam pela compra, pensam muito e se decidem. A degustação de um livro começa pela capa, contracapa. Têm de se ler cada informação. Depois a melhor parte de todas, folhear o objeto de desejo, sentindo seu cheiro de recem comprado. A seguir admira-se o objeto, tem formato de um paralelepípedo, que parece não fazer sentido nehnhum, passa os olhos pelas folhas e o que se vê são milhares de palavras jogadas, que não fazem sentido nenhum.
A próxima etapa é o mergulho, começa a leitura e com o passar de algumas paginas não sente mais que está lendo, imagina o autor contando a ela a história. Está mergulhada em um mundo completamente paralelo e a vontade é de nunca mais sair de lá.
O que pode deixar mais triste é tentarem inventar um substituto para eles, um livro eletronico. Como ficaria a degustação do livro, não há cheiro, não há paginas, só uma tela fria.
C. Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário